domingo, 22 de maio de 2011

Intolerância

A intolerância é a reac,ao de um ICH ( nocao de uma identidade singular, identificacao de unidade própria) mau-afirmado. Que age sobre a área da sua personalidade, que ainda nao estaria segura de si mesma. Eu sou intolerante quando me incomada o fato de ver o diferente, porque neste momento o diferente siginificaria uma ameac,a à minha volúvel, frágil e sempre imatura personalidade.

A intolerância deixa indícios claros ao vir à tona. Você se irrita mais facilmente, é impaciente e deseja nao ter contato com a fonte de sua inquietac,ao. Os adjetivos veem em seguida. Uma mente intolerante precisa adjetivar como ruim ou errado determinado tipo de comportamento, o qual a mesma recalcou.

O processo de recalque é o mais danoso de todos, pois poem em risco a própria saúde mental. Ele seria um artifício do subconsciente e trabalharia para fechar as lacunas deixadas do consciente desinteressado.

Acredito ser intoleante com o mundo. O fato de mudar de cultura quebrou hipoteticamente meu campo de defesa e me tornou mais às mordidas do monstro cultural. Minha intolerância é um reflexo para que minha consciência mantenha seu funcionamento, de forma a nao sofrer os danos, aos quais o subconsciente estaria completamente exposto.

Quando agi intolerantemente, me senti muito mal. Só nao sabia o porquê. O subconsciente nao tem funcao explicativa, logo nao tem a funcao curadora do consciente.

O subconsciente trabalharia de forma seletiva:

o que faz bem ---> vontade
o que faz mal ----> recalque

Em geral o que faz muito mal é a contradicao de suas bases. As bases do subconsciente tenderiam, entao, a uma tentativa de estabilidade. Independete de serem críticas, lógicas ou nao.

O que me parece é a seguinte situacao:
O subconsciente precisa funcionar e toda informacao recebida pelo inconsciente chegará até o subconsciente e aí tentará se encaixar no sistema. Se a informacao/vírus encaixa-se no sitema, nenhum dano. Do contrário será recalcado pelo sistema até que aquele setor, onde a informacao poderia se encaixar, seja devidamente trabalhado pelo consciente. Assim explico-me a intolerância.

O preconceito viria viria da experiência. Um consciente que nao trabalha seus recalques tende a acumular intolerâncias. O subconsciente, neste contexto, habitua-se a identificar possíveis futuros recalques e formula novos métodos, mais elaborado de recusa. Seguindo essa linha de pensamento para que uma mente cheia de recalques e preconceitos continue saudável, necessitaria-se um cano-de-escape. Este se apresentaria em forma de violência verbal ou nao.

Nenhum comentário: